‘Introdução à história do Movimento Sindical’ será tema do Curso de Formação Continuada deste sábado
Por Claudia Weinman, para Desacato. Info.
O Sindicato dos Trabalhadores em Educação na Rede Pública do Ensino do Estado de Santa Catarina (Sinte), através da regional de São Miguel do Oeste-SC, em parceria com a Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE), realizará neste sábado, dia 16 de julho, a partir das 8h, na sede do Sindicato dos Bancários do município, mais uma etapa do Curso de Formação Continuada para os/as Educadores/as.
O assunto desta etapa remete a um contexto histórico de lutas e conquistas do Movimento Sindical. Sandra Zawaski, Coordenadora do Sinte Regional de São Miguel do Oeste, explica que o sindicato possui como tarefa, proporcionar a formação política dos Educadores\as, garantindo espaços para a discussão de temas históricos, que contribuam efetivamente com a compreensão dos Professores\as, no que se refere a importância destes, em defesa dos direitos e na transformação da sociedade.
O resgate que será feito diante da história do Movimento Sindical segundo Sandra, é relevante, uma vez que, segundo ela, ajudará os\as Professores\as a compreenderem que a luta política é necessária dentro de um sindicato. “Nenhum direito é conquistado se não existir a luta política. Embora tenhamos setores dentro do Sinte que contribuem com o encaminhamento de várias documentações e processos, sua eficácia somente é garantida se temos um sindicato forte e que luta em defesa de sua categoria nas ruas e em outros espaços de enfrentamento”, destacou.
Sandra também faz um apontamento sobre os Educadores\as que ainda não conhecem o espaço sindical e que por meio deste curso, estão conseguindo ter uma visão da luta da categoria neste espaço. “O curso vem de encontro a necessidade de compreendermos o processo de sociedade que vivemos como um todo. Na faculdade não se trabalham temas voltados a luta coletiva, apenas algumas leis e um conteúdo básico para a sala de aula. Por isso vejo com importância construirmos estes espaços dentro do sindicato para nos aproximarmos dos novos Educadores\as”, finalizou.