“Essa é uma grande conquista”, diz Sandra Zawaski sobre liminar que anistia as faltas de greves e pa
SÃO MIGUEL DO OESTE
A Coordenadora do Sinte regional de São Miguel do Oeste, Sandra Denise Zawaski falou na tarde desta quarta-feira, dia 19 de abril de 2017, sobre a conquista da liminar que tramitava por meio de uma ação na justiça e referia-se a anistia das faltas dos Educadores/as que participaram de greves e paralisações. Segundo Sandra, a limitar foi uma conquista do Sinte/SC, por meio da Assessoria Jurídica que "obteve uma medida liminar que impede a Secretaria de Estado da Educação lançar, na transcrição funcional dos membros do magistério, “faltas injustificadas” aquelas que decorrem de greves e paralisações da categoria".
Conforme divulgado pelo Sinte Estadual, “A decisão judicial entendeu que, na verdade, tais ausências são justificadas, porque baseadas em movimento grevista encerrado com acordo de reposição dos dias não trabalhados e devolução dos descontos na remuneração”.
Sandra detalhou que em 2015 por exemplo, quando os/as Educadores/as da regional participaram da greve que durou 72 dias, o Governo não havia retirado as faltas. “Foi a reposição de aulas mais difícil da minha vida, isso porque tivemos que repor dias onde a escola tinha no calendário o desenvolvimento de atividades diferenciadas, de reuniões pedagógicas, tudo isso foi reposto em formato de aula. Mesmo assim, tentamos negociar as faltas e não tivemos êxito. A nossa última esperança era essa ação judicial que tramitava faz um tempo. Agora conseguimos essa liminar e o Governo vai precisar reaver tudo aquilo que nós perdemos. Essa é uma grande vitória”, finalizou.
Saiba mais sobre a liminar acessando: http://sinte-sc.org.br/juridico/sintesc-obtem-liminar-na-justica-que-anistia-as-faltas-de-greve-e-paralisacoes/.