Cadastramento biométrico: Saiba como fazer
O Sinte regional de São Miguel do Oeste está contribuindo com a divulgação da campanha da Justiça Eleitoral, a qual, está cadastrando as digitais de todos os eleitores/as do estado de Santa Catarina. Disponibilizamos aqui, algumas informações sobre esse tema. Os eleitores/as dos municípios de São Miguel do Oeste, Bandeirante, Santa Helena, Belmonte, Descanso, Barra Bonita, Paraíso e Guaraciaba devem ficar atentos/as a essas informações.
Como fazer o cadastramento biométrico?
O eleitor deve agendar seu comparecimento a um dos locais de atendimento do município em que irá exercer o voto, levando:
Documento oficial de identidade com foto (para o primeiro alistamento serve certidão de nascimento ou de casamento).
Comprovante de domicílio recente (emitido nos últimos 3 meses). A comprovação de domicílio poderá ser feita mediante um ou mais documentos dos quais se infira ser o eleitor residente ou ter vínculo profissional, patrimonial ou comunitário no município a abonar a residência exigida.
Para primeiro alistamento os homens maiores de 18 anos devem comprovar a regularidade com o serviço militar.
Como ocorre o cadastramento biométrico?
O procedimento é rápido e gratuito. Primeiro, os dados pessoais e eleitorais são atualizados (nome, ocupação, endereço, local de votação, cadastro como mesário voluntário, registro de necessidade especial, etc). Depois é registrada a assinatura (imagem em formato digital), foto e impressões digitais de todos os dedos das duas mãos. Ao fim, é entregue o título eleitoral atualizado. (Fonte: http://www.tre-sc.jus.br/site).