top of page

Dia do/a Educador/a reúne mais de 180 pessoas

O Sinte regional de São Miguel do Oeste realizou no último sábado, dia 21 de outubro, nas dependências do Clube Comercial (SMO), um almoço em homenagem ao dia dos/as educadores/as. Mais de 180 pessoas acompanharam durante a manhã, a explanação feita pelo Advogado do Sinte, Willian Farias Rodrigues que falou sobre as leis 16.861/2015 (Estatuto do Magistério) e Lei 668/2015 (Lei dos ACT's). Além disso, o Advogado tirou dúvidas dos/as professores/as após a sua fala e também as pessoas tiveram a oportunidade de questioná-lo posterior ao almoço para esclarecer situações específicas.


Além da fala do Advogado, a Coordenadora do Sinte na regional, Sandra Denise Zawaski, parabenizou os/as educadores/as pela passagem do seu dia. "Pelo viés do governo não temos muito o que comemorar, no entanto, pela nossa organização, pelo fato de nos mantermos unidos nesse momento de retirada de direitos é que temos muito o que comemorar. Os indicadores de educação mostram que Santa Catarina possui os melhores profissionais, professores/as comprometidos/as com a educação", disse ela.

Advogado Wilian Farias Rodrigues

O Coordenador Estadual do Sinte, Aldoir Kraemer que esteve em outra tarefa política durante o último final de semana, enviou uma mensagem que foi reproduzida aos professores/as. "Quero saldar a todos/as trabalhadores/as em Educação. Somos profissionais que temos o compromisso com as novas e futuras gerações, o compromisso de passar adiante os valores de fraternidade e convivência social o qual dedicamos a nossa vida. Gostaria por isso de parabenizar a todos e todas por essa data e dizer que seguimos em luta e queremos ser respeitados pelo que somos, profissionais da educação".


Representando o Sinte Estadual, a professora Alvete Pasin Bedin também realizou uma fala e mencionou os desafios da educação diante do contexto de golpe no Brasil. "Hoje é um dia de celebrar e parabenizar os/as professores/as mas sem esquecer que vivemos um momento muito difícil com a retirada de direitos, com projetos como "escola sem partido" e outros que estão aí. Precisamos seguir firmes e não desanimar na caminhada", disse ela.


No sábado também foram feitas homenagens aos educadores/as com canções do músico Pedro Pinheiro e um poema escrito por Paulo Fortes e Eliezer A. de Oliveira, interpretado pela Jornalista Claudia Weinman.


Músico Pedro Pinheiro.

Educação

Não posso negar a tristeza Ao ver tanta desvalorização, De quem se doa todos os dias Com o livro na mesa e um giz na mão.

Feliz daquele que aprende ao ensinar, Que está aberto ao diferente, que seu maior presente é o sorriso de uma criança. Na escola é preciso trabalhar o pensar, Pois estudantes não são maquinas, são gentes.

Ser educador e educadora, É lutar por uma educação libertadora, Desmascarando a meritocracia, Tratando do real, esquecendo as fantasias.

Na tarefa de educar, Não deve existir ignorância.

Pois como diz Paulo Freire: “não há saber mais ou saber menos: há saberes diferentes.”

Em seguida foi servido almoço e os/as educadores/as puderam confraternizar.




 próximos EVENToS: 

 

31/10/23:  Exposição de Arte Escandinava

 

6/11/23:  Arte em Vídeo Pelo Mundo

 

29/11/23:  Palestra: História da Arte

 

1/12/23:  Festival de Cinema Indie 2023

 POSTS recentes: 
bottom of page