top of page

Sinte regional participa de mobilização em São Miguel do Oeste/SC

O Sinte regional de São Miguel do Oeste participou no último dia 18 de outubro, de uma mobilização que aconteceu em São Miguel do Oeste/SC. O ato contou com a participação de organizações do campo e da cidade que posicionaram-se contra as reformas trabalhista e previdenciária. Também denunciaram às manobras do governo em promover a importação de leite do Uruguai e desvalorizar a produção no estado Catarinense, um dos maiores produtores na cadeia leiteira. O ato fez parte da jornada de lutas das organizações que compõe o campo unitário em todo o país junto a Frente Brasil Popular. Em São Miguel do Oeste 800 pessoas, vindas de 15 municípios da região participaram da mobilização.


Logo pela manhã a movimentação iniciou em frente à Previdência Social. A entrega de pautas para representantes do INSS foi uma das ações. Lideranças fizeram falas também explicando a importância e o contexto que levou, mais uma vez, o povo a ocupar às ruas. Entre as pautas, a crise no leite e as reformas de Michel Temer que ferem os direitos dos/as trabalhadores/as. Uma segunda ação foi realizada em frente ao Banco do Brasil de São Miguel do Oeste. Ao chegarem próximo ao meio dia, as organizações partilharam a comida, trancaram a porta central e lateral do banco não permitindo a entrada de pessoas por algumas horas. Após isso, fizeram o derramamento do leite em frente ao banco e mais tarde, em frente a Agência de Desenvolvimento Regional (ADR).


A Professora Lorici Facchinetto avaliou positivamente a mobilização. Ela fez uma fala em frente ao INSS e mencionou os desafios que a Educação Catarinense vivencia diante dos ataques feitos pelo governo do Estado. "O que está acontecendo é um desmonte no trabalho pedagógico nas escolas e isso não é por acaso, é para que os professores não tenham tempo de dialogar, discutir sobre seus anseios. Graças as várias reuniões nas 31 regionais, conseguimos audiências, estamos em luta. Todas as portarias implantadas pelo governo prejudicam a educação catarinense mas não podemos desistir, por isso que é importante para nós estarmos em unidade nesse dia de luta".


Fotos: Claudia Weinman e Paulo Fortes/Portal Desacato.

 próximos EVENToS: 

 

31/10/23:  Exposição de Arte Escandinava

 

6/11/23:  Arte em Vídeo Pelo Mundo

 

29/11/23:  Palestra: História da Arte

 

1/12/23:  Festival de Cinema Indie 2023

 POSTS recentes: 
bottom of page