Saúde, formação e grupos de aposentados/as são temas de planejamento
- Claudia Weinman
- 21 de ago. de 2018
- 2 min de leitura
O Sinte regional de São Miguel do Oeste/SC realizou na sexta-feira, dia 17 e no sábado, 18, reuniões com os grupos de trabalhos da regional, a fim de encaminhar propostas e fazer o planejamento das atividades e ações junto ao conselho regional ampliado.


Saúde
Conforme a coordenadora na regional, Sandra Zawaski, no eixo "saúde" foram analisadas as respostas dos/as educadores/as mediante pesquisa feita pela regional. "Fizemos um resgate do diagnóstico da pesquisa onde haviam sido apontados os principais problemas que os/as educadores/as enfrentam, relacionados a sua saúde. Entre os pontos destacados estão as doenças físicas, relacionadas a voz, dores e problemas nos membros e também problemas psicológicos".
Sandra detalhou que a regional pretende desenvolver em Dionísio Cerqueira, São José do Cedro e São Miguel do Oeste um projeto piloto em cinco escolas da regional, com tratamento de fonoaudióloga, fisioterapia e psicóloga e que para isso estão sendo buscadas parcerias.
Segundo Sandra, para saber se o planejamento da regional terá resultados positivo após a aplicação destas ações, será encaminhada a pesquisa relacionada a saúde novamente para os/as educadores para que até o final deste ano sejam analisados os dados. Ela enfatizou ainda que a ideia é levantar essas informações a fim de cobrar do governo do estado políticas públicas. "Não é uma decisão do/a educador/a ficar doente, isso não é uma escolha", defendeu.
Formação
Sobre o eixo da formação, Sandra detalhou que será mantido o curso de formação continuada em parceria com a Universidade Federal Fronteira Sul (UFFS) a iniciar no sábado, dia 25 e que além disso serão criadas pequenas comunidades de areindizado nas escolas com educadores/as interessados em aprofundar temas trabalhados no curso de formação continuada e outros que vão de encontro as suas realidades.
Aposentados/as
Lorici Fachinetto, que acompanha os grupos de aposentados/as do Sinte destacou que o grupo de trabalho dialogou sobre a importância de manter as visitas aos grupos, além de dar andamento aos processos que ainda não foram montados. Lorici destacou que está previsto no calendário da regional o encontro dos/as aposentados/as regional no mês de novembro em São Miguel do Oeste e microrregional em Iporã do Oeste.
"Levantamos propostas de temas para os encontros que tem relação com a realidade dessa categoria, como os direitos dos/as aposentados/as. Creio que esses encontros são importantes uma vez que propiciam descontração, informação, análise da conjuntura e dados jurídicos", disse.
No próximo ano Lorici falou que a intenção é manter o tema da saúde sempre presente nos encontros aprofundando-se na melhoria da qualidade de vida dos/as aposentados/as.
Fotos: Sinte Regional.