top of page

Sinte regional lança projeto inédito sobre saúde das/os educadoras/es

No dia 16 de março de 2019, na assembleia regional do Sinte de São Miguel do Oeste foi anunciado um projeto inédito no movimento sindical, que é um projeto sobre saúde dos professores(as).


A ideia surgiu na avaliação do planejamento do sindicato, em dezembro de 2017, quando uma enquete online com a categoria apontou que a saúde era um dos temas de maior preocupação da categoria. Em janeiro do ano seguinte foi formado um grupo de trabalho específico para pensar uma proposta e organizar um projeto. Durante o ano de 2018 foi realizado uma nova pesquisa com uma amostra de 218 entrevistas identificando hábitos e problemas de saúde dos professores, que foi analisado e discutido chagando a definição de priorizar três áreas: fonoaudiologia, psicologia e fisioterapia. Foram mapeados esses profissionais e negociado inicialmente como parceria com a Unoesc, proporcionando estágio em cada área e nos demais campos foi negociado diretamente com profissionais.


Depois desse trabalho de pesquisa, análise e negociação dos profissionais foi criada as condições para iniciar o trabalho de campo que será com base na metodologia de experimento, ou seja, será feito um trabalho de prevenção em algumas escolas e depois analisado os resultados comparados com as demais escolas que não participaram.


O objetivo do Sinte não é oferecer serviço de saúde aos professores(as), porque essa não é uma missão do Sindicato, mas fundamentar subsídios para colocar esse tema na pauta de luta sindical e cobrar dos legisladores leis que protejam a saúde dos educadores e que o governo do estado se responsabilize pela saúde dos professores. A hipótese principal é de que se houver um trabalho de saúde preventiva deverá diminuir muito os atestados, os afastamentos para tratamento, melhorando o funcionamento das escolas, a qualidade de vida dos professores(as) e consequentemente a qualidade da educação.


As escolas escolhidas para esse experimento neste ano de 2019 são: Irineu Bornhausen – Dionísio Cerqueira; Cedrense – São José do Cedro; Guilherme Missen e São Sebastião – São Miguel do Oeste; e São Vicente – Itapiranga.


Até 29 de março serão agendadas as palestras de cada área em cada colégio, que acontecerão na primeira quinzena de abril e no final será feito a inscrição dos interessados, formando turmas de fonoaudiólogas até 10 professores(as); e para psicólogo(as) e fisioterapeuta até 15 professores(as).


O trabalho de campo através de encontros quinzenais, coletivamente, após o horário de aula, pelo tempo de aproximadamente uma para orientação e prática de exercícios preventivos.


O professor Sérgio Pagno, que compõe o grupo de trabalho explica que esse é um projeto inédito porque além da pesquisa o Sinte está proporcionando um experimento prático, com critérios técnicos para fundamentar uma proposta de luta “não vamos reivindicar uma resposta do governo do estado apenas baseado em hipóteses e opinião, mas fundamentado com resultados comprovados” comentou o professor.


Fotos: Sinte regional.

 próximos EVENToS: 

 

31/10/23:  Exposição de Arte Escandinava

 

6/11/23:  Arte em Vídeo Pelo Mundo

 

29/11/23:  Palestra: História da Arte

 

1/12/23:  Festival de Cinema Indie 2023

 POSTS recentes: 
bottom of page